Grayce Lemos | Educação e tecnologia

Grayce Lemos | Educação e tecnologia

Resumo – Currículo, avaliação e aprendizagem no contexto da EaD

Faz tempinho que não atualizo aqui! Mas vamos lá… Vou colar abaixo o resumo do Trabalho de Conclusão que fiz para minha especialização em EaD e, assim que der, disponibilizo o trabalho na íntegra. A ideia é trazer as discussões de currículo para o campo da EaD.

Título: Currículo, avaliação e aprendizagem no contexto da EaD

Resumo

Impulsionada pelo contexto da cibercultura vivenciado hoje, a Educação a Distância tem colocado em prática formas de ensinar-aprender que divergem do paradigma da educação formal tradicional. Experiências em EaD tem demonstrado a prática de um currículo que ultrapassa os limites da formatação ideológico-filosófica imposta pelo currículo dito tradicional. O contexto histórico-cultural contemporâneo impõe a urgência da pesquisa educacional com objetivo de desvelar as relações dialógicas estabelecidas nesse novo espaço de comunicação – que é a rede mundial de computadores – e as relações/influências com o aprendizado formal. O presente estudo fundamenta-se na metodologia da Pesquisa Bibliográfica e tem como objetivo central Investigar e produzir reflexões sobre o imbricamento entre currículo em EaD, aprendizagem e avaliação. Com base em autores como Silva (2007, 2008), Luckesi (2002), Santella (2004), Freire (1996) e Warschauer (1993) visam-se levantar reflexões acerca das transformações que permeiam o currículo em meio à cibercultura. O texto inicia apresentando a história das Teorias de Currículo e as influências na formação do currículo escolar. Também dá enfoque ao modelo comunicacional do currículo tradicional e relaciona as transformações comunicacionais do contexto contemporâneo à composição de novos paradigmas educacionais. Em seguida aprofunda as questões curriculares da própria EaD para, então, ressaltar os aspectos centrais do currículo nesta modalidade educacional. O último capítulo destina-se a observar a avaliação como elemento central no currículo em EaD, alinhando esta aos momentos de aprendizagem. Destaca a escrita como principal processo de comunicação e sua função de desenvolver o pensamento e possibilitar o registro e, especialmente por estes aspectos, atuar como articuladora entre aprendizagem e avaliação.

PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; currículo; aprendizagem; avaliação.

obs.: se alguém tiver interesse no conteúdo do trabalho, por favor, encaminhe um e-mail para contato@graycelemos.com.br

Abraços!

One Comment

Post a comment